A ilusão de superioridade é um veneno
- Fernando Fragoso
- há 7 dias
- 2 min de leitura

Sejamos realistas, imagem e conteúdo são coisas distintas. Infelizmente, somos bombardeados diariamente nas redes sociais por pessoas querendo vender uma imagem ou estilo de vida fake. E, o pior, a maioria delas acredita nesse universo imaginário que elas mesmas criam. O próximo milionário, a próxima celebridade, enfim, todo mundo quer seus 15 minutos de fama e dólares sendo creditados sem esforço na conta bancária. Pura ilusão: falta conteúdo, educação e cultura pra essa turma. E falta muito mais. Mas ego e vaidade eles têm de sobra. São como crianças mimadas em busca de atenção no mundo digital. Copiar famosos, impressionar o outro, até mesmo ostentar, é a meta.
O mesmo vale para os negócios. Não adianta uma empresa maquiar sua mensagem, criar um post lindão, se o produto ou serviço não possui valor ou não resolve o problema de alguém. A essência do marketing está no que você oferece e não em como você apresenta isso às pessoas. Design gráfico é secundário, influencers são apenas ferramentas, o core está no seu produto ou serviço. Quem cria algo original pode até não vender no início, você terá que educar seu público. Mas o mérito está, justamente, na diferenciação e não na cópia escancarada de um modelo que não representa você ou sua empresa. São aquelas modinhas passageiras, que até funcionam por um tempo, mas sem conteúdo nada se sustenta.
Será que você está realmente criando algo único ou está seguindo o bonde, atrás de resultados imediatistas? Você consegue sair na rua “sem maquiagem” ou precisa de uma roupa cara para aparecer em público? Pessoas originais não tem vergonha do mundo, pelo contrário, elas abraçam as diferenças e não tem medo de ousar. Seja uma delas e não aquele modelo de influencer que fica buscando likes ou aprovação de pessoas que ele nem conhece. No fim das contas, números inflados ou milhões de seguidores não te trará felicidade. Mas o que você construiu de maneira honesta, sim. Sua saúde, sua família, seus amigos, tempo livre para fazer o que gosta - isso tem valor de verdade. Experiência de vida.
Este texto não é sobre branding, mas indiretamente sim. Seja autêntico, seja verdadeiro. Se posicione de maneira sensata e de acordo com quem você é. Já tem muita gente parecida e negócios clonados por aí. Fulano acha que é Sr. X, a outra ali acha que é madame Y. Faz bocas e caras para fotos, mas trata mal o atendente da padaria. Nem ao menos diz por favor ou obrigado. A ilusão de superioridade é um veneno. Sucesso é ser honesto, educado, humilde e, porque não, inovador. A marca precisa ser única, não seja um espelho de seu rico concorrente ou ídolo digital. Autenticidade, pé no chão, real. Paixão no que faz!
Fernando Fragoso é formado em Marketing, com especialização em Gestão de Empresas. Jornalista profissional e idealizador do Mococa Hub.
Comentários