top of page
IMG_7421_edited.jpg
Buscar

Bordado em Mococa

  • Foto do escritor: Lucia Dias
    Lucia Dias
  • 12 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr.


Em março de 2023, criei em Mococa um encontro mensal de bordado. A ideia era juntar pessoas interessadas na atividade para bordarmos juntas na praça, com intuito de apurar e aguçar o olhar para nossa cidade, promover encontros, trocas e estimular o fazer manual.


A medida que os meses foram passando e mais pessoas chegando, fui conhecendo e me deparando com o que já ouvia: "Mococa tem muitos grupos de bordados". Bordadeiras desses grupos se juntaram a nós nos encontros, e passaram a ensinar o que sabiam às mais novas ou aquelas que não sabiam nada.


Durante o ano, conheci grupos que se reúnem semanalmente há mais de 50 anos. Formados por mulheres que, nas suas horas vagas, se dedicam ao fazer manual. Mulheres que encontram no bordado uma maneira de se ocupar e ajudar, pois criam arte/produtos não só para si, mas também para vender e ajudar quem precisa.


Uma maneira de se manter útil e de encontrar outras mulheres. Os encontros estimulam as trocas, a amizade e o envolvimento social, tão importante e saudável para a saúde, não só física, como também mental e emocional. Através da linha e da agulha, alinhavam o prazer do encontro, da amizade, do lazer e da ajuda ao próximo, funcionando como válvula de escape para a solidão, tristezas e depressão.


Um local de apoio e afeto. Esses encontros ajudam muitas mulheres a sairem da invisibilidade que elas experimentam com o avanço da idade. O relacionamento social amplia os horizontes, abrindo portas e janelas. E o fazer manual, no caso, o bordado, possibilita isso.


"Com o bordado em mãos, nos inscrevemos no mundo."


Lucia Dias é artista e idealizadora do Bazar de Quintal.

 
 
 

Comments


bottom of page