top of page
IMG_7421_edited.jpg
Buscar

Conteúdo, SEO ou tráfego pago?

  • Foto do escritor: Fernando Fragoso
    Fernando Fragoso
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
ree

Muita gente fica em dúvida sobre como e onde focar esforços para construir uma marca relevante. No cenário local, em Mococa, empresas podem colocar muita atenção no design e gestão das redes sociais, por exemplo, e acabam esquecendo de trabalhar o SEO. Outro negócio, talvez esteja investindo em tráfego pago, mas seu posicionamento ou conteúdo não traz diferenciais claros. Será que dinheiro para ads e design gráfico resolvem o jogo?


Outro ponto é o segmento de atuação, onde estão os seus clientes, como é o comportamento de compra... Enfim, são vários fatores que precisam ser considerados para afirmar qual seria a melhor estratégia digital para um resultado X, investindo Y.


  • Você possui um restaurante e tem belas imagens dos pratos? Isso ajuda nas redes sociais. Se for um escritório de advocacia, investir em SEO parece mais interessante. Ou você busca "direito trabalhista" no Instagram? Se for promoção de cursos para uma escola de inglês, eu diria que tráfego pago localizado é um caminho.


Conteúdo é sempre importante: a escolha correta do texto, o tom, como comunicar determinada mensagem, fotos de qualidade, os criativos, tudo com planejamento metódico, para otimizar a performance, alinhado com a essência da marca. E isso não significa excesso: criar conteúdo e compartilhar com consistência varia conforme o negócio.


  • Dentista ou padaria? Da mesma forma, um escritório de contabilidade não necessita produzir tanto conteúdo quanto uma pizzaria. Pense em credibilidade e longo prazo.


Entenda o seu real objetivo, o que você precisa comunicar, como será a campanha ou, talvez, há necessidade de melhorias no SEO? Considere as possíveis integrações e maneiras de alcançar tais resultados. Utilize os dados para ajustes e siga monitorando o desempenho do seu ecommerce, website corporativo, ads ou redes sociais.


Escrevi sobre o tema, porque Outubro foi o mês de revisar o SEO do Mococa Hub e do site pessoal. Há semanas venho alimentando ambos com novo conteúdo, landing pages e palavras-chave atualizadas, para mais visibilidade orgânica e, consequentemente, impulsionar nossa presença digital e brand awareness local.


  • Veja como este texto chegou até você: redes sociais, tráfego pago ou busca orgânica?


A estratégia precisa ser multicanal, integrada, on e off. Construção de marca com autenticidade, valores e visão clara de posicionamento - com dados e planejamento.


Fernando Fragoso é formado em Marketing, com especialização em Gestão de Empresas. Jornalista profissional e idealizador do Mococa Hub.

 
 
 
bottom of page