Marcas, morangos e herd behavior
- Fernando Fragoso

- 31 de jul.
- 2 min de leitura

Tudo está tão confuso. As pessoas acordam, ligam o celular e já começam a receber notificações, informações, notícias, pensam nas contas, compromissos do trabalho, algumas nem desligam o telefone, dormem com o celular ao lado da cama. A mesma rotina de sempre. É assim que você está começando o seu dia?
Infelizmente, as redes sociais projetam sonhos de fama, riqueza, vaidade e status. Muitos querem ser influencers, YouTubers, outros buscam o sucesso através de consistência e credibilidade. Certamente, esse último grupo é o que mais respeito e no qual estou inserido. Construindo com paixão, um passo de cada vez, sem precisar escrever CEO na descrição de perfil. A vida sem ostentação é muito mais verdadeira.
Agora imagine uma marca agindo da mesma maneira: dia após dia tentando seguir as últimas tendências do mercado, aquela novidade que acabou de sair na mídia, mudando de identidade como uma pessoa troca de roupa. Onde estão o planejamento de longo prazo, suas crenças, seu diferencial? Um exemplo atual é o morango do amor (que ainda não provei): recorde de vendas no iFood, como foram as paletas mexicanas, as temakerias, o frozen yogurt... Modas que se encerram tão rápido quanto começam. Talvez você tivesse um produto ou serviço original, mas trocou pela “febre do morango”.
Branding não é sobre abraçar tendências, muito pelo contrário, é sobre construir uma imagem sólida. Pense em reputação, reconhecimento e posicionamento. Claro que uma marca pode mudar, ela precisa, de tempos em tempos, caso contrário ela não sobrevive. Mas são ajustes estratégicos, há pesquisa comportamental, dados, algo concreto que justifique tais mudanças. Mas a sua essência estará lá: seu core business, seu público, seu nicho. A marca precisa ser fiel à sua história e proposta de valor.
Da próxima vez que você se sentir seduzido a lançar uma nova linha de produtos, inserir um prato no menu, uma nova sobremesa ou a sandália azul Tiffany em sua coleção, por exemplo, pare e pense se você está agindo impulsivamente (herd behavior) ou se isso realmente faz sentido pra sua marca ou negócio. Não deixe o ruído de outros ser responsável pelo seu destino. Convicção e disciplina não combinam com modinhas passageiras. O caminho não é fazer igual, é fazer diferente e melhor que seus concorrentes. Build something you believe in.
Fernando Fragoso é formado em Marketing, com especialização em Gestão de Empresas. Jornalista profissional e idealizador do Mococa Hub.










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