Mococa e a construção do place branding
- Fernando Fragoso

- 10 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de out.

Uma cidade tranquila, com povo acolhedor, natureza abundante, sede de importantes eventos regionais. Mococa tem história, arquitetura, gastronomia e atrações turísticas durante todo o ano. Muitos desses eventos valorizam a cultura e as tradições locais, como o Festival do Café, Folia de Reis, Troféu Chico Piscina, Bloco do Fundão, Feira da Vila Santa Rosa, entre outros. Há também o Mercadão, Teatro Municipal, Coreto e Praça da Matriz. O calendário anual é vasto, sem citar a pista de skate, bosque São Domingos, pista de atletismo, Casa de Cultura... Enfim, temos sim inúmeros pontos de interesse turístico.
Temos a ACI, que oferece parcerias incríveis com o Sebrae, temos indústrias de renome nacional, Conecta Cidadão, Fatec, Eletrô, biblioteca, fazendas históricas, há ilustres mocoquenses pelo mundo, mas ainda falta visão para nos enxergarmos e nos tornarmos uma marca como cidade. Um conceito de marketing, não muito entendido, portanto Mococa não recebe o devido carinho na construção do place branding.
Somos Mococa, Cidade Histórica do Café. Temos potencial e capacidade de promover melhor a cidade e nossos eventos. Não apenas localmente, mas em toda a nossa região, para a mídia especializada, convidando mais pessoas a conhecerem Mococa e seus atrativos. Isso requer investimentos (que sempre são escassos) e profissionais qualificados para gestão. A ideia é aprimorar. Talvez fazer menos eventos e trabalhar a marca, nossa infraestrutura e mídia para atrair mais turistas e investidores.
A nova diretoria do COMTUR, gestão 2025-2027, já foi votada e, em breve, será divulgada oficialmente. Sei que muitas ações não dependem somente do COMTUR, que são voluntários, sendo necessárias votações e aprovações, além do comprometimento e envolvimento dos órgãos públicos. Mas agora é uma oportunidade dessa equipe, junto com a Secretaria de Cultura e Turismo, comunicar de forma estratégica as nossas atrações turísticas e a riqueza do patrimônio local. Desejamos sucesso para todos os membros do conselho e para o setor de turismo de Mococa.
Fernando Fragoso é formado em Marketing, com especialização em Gestão de Empresas. Jornalista profissional e idealizador do Mococa Hub.










Comentários